Conheça nossa história, missão e valores
O SOS Ayahuasca nasceu da preocupação com a preservação das matrizes nativas das plantas sagradas utilizadas na preparação tradicional da Ayahuasca.
O Instituto SOS Ayahuasca foi fundado por um coletivo que se sente agente transformador e que busca conscientizar a sociedade da importância da proteção, da preservação e do resguardo das matrizes nativas das espécies Banisteriopsis Caapi (jagube ou mariri) e Psychotria Viridis (chacrona ou rainha da floresta).
Nosso propósito é resguardar esse patrimônio genético essencial para a produção do chá Ayahuasca e para continuidade de tradições ancestrais.
Proteger, preservar e resguardar por no mínimo quatro décadas as matrizes nativas das espécies Banisteriopsis spp e Psychotria spp em sítios in situ e ex situ e outras espécies de importância à populações tradicionais; criar rede de troca de sementes e variedades para preservação do patrimônio genético brasileiro na Amazônia.
Desenvolver projetos que propiciem melhores condições de vida através do acesso aos direitos humanos, com a preservação da biodiversidade, a preservação do patrimônio cultural, a geração de emprego e renda, a garantia da segurança alimentar e da educação ambiental com transparência, com a gestão democrática dos recursos e com o envolvimento das populações usuárias dos recursos naturais, assim como todos os envolvidos na cadeia de produção, comércio e consumo da bebida ancestral sagrada Ayahuasca.
Transparência, honestidade, democracia, respeito, publicidade, compromisso com a preservação da biodiversidade, fundamentação na ciência e etnociência, respeito às tradições culturais e espirituais, valorização do conhecimento científico, promoção da sustentabilidade e responsabilidade para com as gerações futuras.
Profissionais dedicados à preservação
PRESIDENTE
41 anos, mãe, diretora executiva do Instituto SOS Ayahuasca e ex dirigente do Templo de Luz Morada Ancestral
VICE-PRESIDENTE
Fundador do mundo do xamanismo unido e do Instituto Iris Sagrada, consagra as medicinas desde 2020
SECRETARIA
Erveira pesquisadora das culturas de tradição
TECNOLOGIA
53 anos, Psicanalista, Fitoterapeuta e estudante de culturas nativas
LOGÍSTICA/EXPEDIÇÕES
Tarauacaense, consagra desde os anos 90, é feitor de medicinas sagradas e fundador do Centro Cultural Morada da Rainha no Acre
ARTICULAÇÃO INDÍGENA
Diretor de Articulação dos Povos Indigenas do Instituto
Nossos projetos e ações em prol da preservação
Aulas on line gratuitas semanais, diversos temas. Acesse agenda pelo Instagram ou pelo grupo do whatsapp.
Expedições que visam levar informação e educação ambiental para as comunidades mais longínquas que naturalmente foram agraciadas com a presença dessas plantas sagradas.
Germoplasma é o material genético da planta. Nossas equipes buscam por cipós e folhas em matas nativas da floresta amazônica, na região do vale do Juruá, noroeste do estado do Acre, a fim de encontrar matrizes 100% puras.
Temos multiplicadores pelo Brasil e pelo mundo levando esse pedido de ajuda da floresta. Os encontros são em locais públicos ou espaços amigos onde vamos como convidados para levar informação sobre os projetos que desenvolvemos aqui no Acre.
Instituto de Proteção, Preservação e Resguardo SOS Ayahuasca
59.213.170/0001-05
Dom a Dom com horário marcado
Avenida Coronel Mâncio Lima, 1781 – sala 4
Cruzeiro do Sul - Acre, 69980-800
Brasil